29 de janeiro de 2016 /

Tan Tan Noodle Bar (SP) – Taste and Fly

De tempos em tempos aparece em Pinheiros um endereço que ganha status de a-bola-da-vez. Quem ocupa atualmente o posto é o Tan Tan Noodle Bar, inaugurado em dezembro na Rua Fradique Coutinho (entre Artur de Azevedo e Rua dos Pinheiros).

A motivo do frenesi são as receitas de pegada oriental do paulistano (de família chinesa) Thiago Bañares, chef de 32 anos que já trabalhou no D.O.M., no Arturito e no Z Deli. Como o Tan Tan Noodle Bar tem menos de 30 lugares, vale o aviso: a espera na calçada por uma das mesas pode passar fácil fácil de 1 hora.

Entre as tentações para abrir o apetite, destaca-se o tebá (20 reais), asinhas de frango cozidas em baixa temperatura e lambuzadas num delicioso molho apimentado agridoce (20 reais) — sim, para comer com as mãos. Não perca também o yoshoku steak (24 reais; foto), macias fatias de miolo da paleta bovina, servidas mal passada com mostarda com raiz-forte e molho que leva shoyu e molho inglês.

A maioria dos pratos tem como base o lámen (ou rāmen), macarrão que surgiu na China, mas é considerado um dos pratos mais populares do Japão. No noodle suyaki (26 reais), por exemplo, a massa, tostada na panela wok, vem incrementada com broto de feijão, cebolinha e pimenta-do-reino.

Mais saborosos são os lámens mergulhados num caldo-base de frango e carne de porco. Um dos melhores, o shoyu (32 reais; foto) acompanha ovo cozido, tyashu (barriga de porco selada) e naruto (processado de peixe). Se sobrar caldo, a primeira recarga de macarrão é por conta da casa.

Também convidativa é a carta de coquetéis, a cargo da bartender Priscila Okino (ex-Alberta #3). Vale provar, por exemplo, o gim tônica com chá branco, hortelã e grapefruit (27 reais; foto) e o cítrico e refrescante godira (shochu de batata-doce, suco de limão e gingerbeer, servido numa caneca de cobre; 27 reais). Quem aprecia sabores mais amargos vai aprovar o negroni (27 reais; foto) envelhecido em madeira de umburana e preparado com gim inglês Bulldog, Campari e vermute espanhol Miró. É servido num copo resfriado, com duas fatias de laranja-baía desidratada.

Tan Tan Noodle Bar
Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, tel.: (11) 2373-3587.
Terça a quinta e domingo, 19h/23h30;
Sexta e sábado, 19h/0h30.
Fecha às 2as-feiras e no último domingo de cada mês.

Fonte: Taste and Fly